quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Linguagem Neutra.

Com o passar dos anos a linguagem neutra e a importância desta vem ganhando destaque na mídia e no nosso dia a dia. Assim como a sociedade evoluir, a linguagem também a acompanhará, assim como a vagarosa forma em que ''novos'' gêneros começam a surgir, e com isso, algumas pessoas mostraram o seu verdadeiro eu.

A maneira pela qual a antiga geração foi educada nos leva a acredita que sempre estiveram presos a uma bolha binaria, é que uma pessoa apenas poderia optar a ser homem ou mulher. A linguagem neutra é uma das maneiras de mostrar que há muitos que não se prendem ao gênero.  Como exemplo podemos usar o personagem Cal Bowman, de Sex Education, que usa os pronomes Elu/Delu. 

Um estudo publicado pela Scientific Reports em janeiro de 2021 aponta que quase 2% da população brasileira é transgênera ou não-binária - equivalente de aproximadamente 3 milhões de brasileiros. Com certas pessoas o erro do pronome pode levar a disforia de gênero e podem gerar uma situação transfóbica, mesmo sem intenção, ou de puro desconforto a um alguém. 

É importante perguntar em um inicio de dialogo o pronome da pessoa para não gerar uma situação de extremo desconforto, e tentar incluir a linguagem neutra em nosso dia-a-dia. É simplesmente uma questão de respeito e empatia a outrem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário